O Senado dos Estados Unidos alcançou um acordo entre republicanos e democratas para aprovar um projeto de lei orçamentário que visa pôr fim ao fechamento do Governo (shutdown) mais longo da história do país. A votação foi concluída com 60 votos a favor e 40 contra.

A iniciativa de financiamento provisório agora retorna à Câmara dos Representantes para uma nova votação antes de ser enviada ao presidente Donald Trump para sanção.
O fechamento do Governo, que começou em 1º de outubro, foi marcado pelo não pagamento de salários a trabalhadores federais, cortes em programas federais e um caos na aviação civil, com milhares de voos cancelados ou atrasados devido à escassez de controladores aéreos.
O acordo inclui o chamado ‘minibus’, que engloba três projetos de lei de dotações orçamentárias para todo o ano, financiando determinados departamentos até o final do ano fiscal, e uma resolução contínua para financiar o restante do Governo nos níveis de gastos atuais até 30 de janeiro.
Um dos pontos de discórdia resolvidos foi o financiamento integral do Programa de Assistência Nutricional Suplementar (cupons de alimentos) até setembro. O acordo também reverte as tentativas de Trump de demitir trabalhadores federais durante o fechamento, mas não inclui uma prorrogação dos subsídios da Lei de Assistência Acessível.
O shutdown foi causado pela falta de acordo entre democratas e republicanos para o financiamento provisório, com os democratas bloqueando o projeto de lei aprovado pela Câmara, controlada pelos republicanos, devido a divergências sobre a extensão de subsídios de saúde.
Fonte: RT
Visite a fonte





