Press "Enter" to skip to content

Quem é Mamdani, o novo prefeito de Nova York que irrita os democratas e incomoda Trump?

O democrata socialista Zohran Mamdani se tornou o primeiro prefeito muçulmano da cidade de Nova York. Aos 34 anos, o político indiano-americano será o prefeito mais jovem em um século e o primeiro originário do Sul da Ásia. Ele venceu com mais de 1.030.000 votos (50,4%), superando o ex-governador Andrew Cuomo (41,6%) e o republicano Curtis Silwa (7,1%).

Stephani Spindel / VIEWpress / Gettyimages.ru

Mamdani, que era um candidato pouco conhecido no início do ano, alcançou uma “improvável” vitória, segundo a BBC. Seu triunfo promete uma batalha com o presidente Donald Trump, que já o atacou publicamente.

Com um programa eleitoral considerado de extrema-esquerda nos EUA, Mamdani defende posições vistas como politicamente arriscadas em Nova York. Ele descreveu as ações de Israel em Gaza como um genocídio e propôs novos impostos para as empresas.

Sua campanha focou em promessas para reduzir o custo de vida, como creches e ônibus gratuitos, congelamento de aluguéis e moradias acessíveis, medidas que seriam financiadas pelo aumento de impostos para os mais ricos.

Desde sua vitória nas primárias democratas em junho, Mamdani tem enfrentado a rejeição de diferentes facções políticas, incluindo ataques de Donald Trump, que o chamou de “lunático 100% comunista” e ironizou sua aparência e inteligência. Trump chegou a anunciar que, se Mamdani vencesse, sua Administração contribuiria com o mínimo exigido de fundos federais para a cidade.

A vitória de Mamdani, juntamente com a de outros candidatos, ameaça “fraturar o partido” Democrata, que se divide entre o socialismo democrático intransigente de Mamdani e o realismo pragmático de outros membros, como Abigail Spanberger, na Virgínia.

Mamdani nasceu em Kampala, Uganda, de pais indianos, e obteve a cidadania americana em 2018. Antes de se dedicar à política, ele teve uma presença notável na cena local do ‘hip hop’, usando os nomes artísticos Young Cardamom e Mr. Cardamom.


Fonte:RT.
Visite a fonte