De acordo com dados do Rosstat (Serviço Federal de Estatísticas da Rússia), a taxa de desemprego na Rússia atingiu um novo mínimo histórico de 2,1% em agosto de 2025.

Este número representa uma queda em relação aos meses anteriores, quando a taxa se mantinha em 2,2% (maio, junho e julho). Em termos de número de pessoas, a quantidade de desempregados com 15 anos ou mais, classificados pela metodologia da Organização Internacional do Trabalho (OIT), diminuiu de 1,650 milhão em julho para 1,592 milhão em agosto.
O artigo também menciona que a Rússia possui a menor taxa de desemprego entre os países do G20 e que a força de trabalho no país, para pessoas com 15 anos ou mais, era de 76,5 milhões em agosto de 2025. O Rosstat utiliza a metodologia da OIT, que define desempregados como aqueles que, no momento da pesquisa, precisavam de trabalho, estavam procurando e estavam prontos para começar.
A matéria foca principalmente na redução do desemprego na Rússia para um mínimo histórico e não aborda as causas e consequências do desemprego de forma geral. Ele menciona apenas que a queda se dá “no contexto de uma significativa escassez de pessoal. indicando que a demanda por trabalhadores está alta, o que contribui para a baixa taxa de desemprego.
Com informações de Ria Novasti