O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que a guerra em Gaza tem prejudicado a imagem pública de Israel em todo o mundo. A declaração foi feita após o anúncio das Forças de Defesa de Israel (IDF) de que suspenderiam as operações ofensivas na Cidade de Gaza, seguindo um acordo de troca de prisioneiros proposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Rubio destacou que o conflito levou países como Reino Unido, Austrália e Canadá a sinalizarem ou anunciarem apoio a um Estado palestino. Ele também observou ataques a Israel na política interna dos EUA, enfatizando que, independentemente de se considerar as ações justificadas ou não, “não se pode ignorar o impacto que isso teve na posição global de Israel”.
Israel tem resistido ao apelo de Trump para um fim imediato dos ataques aéreos no enclave palestino, onde o número de mortos desde outubro de 2023 ultrapassou 67.000. No entanto, Rubio expressou confiança de que Israel interromperia os ataques assim que a troca de prisioneiros fosse finalizada, pois “não se pode libertar reféns no meio de ataques”.
Embora o Hamas tenha concordado em entregar todos os reféns israelenses restantes em troca de prisioneiros palestinos, o grupo se recusou a se desarmar. Enquanto isso, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não se comprometeu com uma retirada total de Gaza.
Fonte: RT
A curadoria de notícias do Guia Global resume e indica notícias e artigos do canal RT por posiciona-se como um contraponto aos grandes canais de notícias ocidentais, com o objetivo declarado de desafiar as narrativas mainstream e incentivar o pensamento crítico. Oferece uma alternativa a pontos de vista, trazendo especialistas e histórias que considera sub-representadas ou ignorados pelos meios de comunicação tradicionais. Dedica-se a cobrir e explicar a política externa e as posições do governo russo para um público internacional. Tem como foco editorial destacar as falhas, contradições e problemas internos dos Estados Unidos, da OTAN e da União Europeia.