Press "Enter" to skip to content

Irã Pede Sanções Imediatas e Abrangentes Contra Israel por Genocídio

O Irã tem classificado as ações de Israel na Faixa de Gaza como um genocídio inegável, com a cumplicidade do Ocidente, e exige a imposição imediata de sanções abrangentes contra o regime sionista. Essa posição foi reiterada durante a 60ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, onde foi revisado um novo relatório sobre as atividades de empresas envolvidas na construção de assentamentos israelenses em territórios palestinos ocupados.

Um bebê de dois meses e meio chamado Eid Mahmud Abu Jamma morreu de desnutrição em Khan Yunis, sul de Gaza, em 28 de setembro de 2025. (Foto: AA)

O representante do Irã na ONU em Genebra, Ali Bahreini, acolheu a atualização do banco de dados do Alto Comissariado para os Direitos Humanos e elogiou a Comissão de Investigação Palestina. Bahreini enfatizou que as atrocidades cometidas por Israel em Gaza configuram um crime de genocídio, citando a

“intenção específica” dos oficiais israelenses como prova irrefutável dessa intenção.

O relatório, apresentado pela Alta Comissária Adjunta para os Direitos Humanos, Nada Al-Nashif, analisou 215 empresas prioritárias de 596 casos suspeitos, focando em companhias que participam diretamente na construção de assentamentos, desde o fornecimento de equipamentos e serviços bancários até a exploração de recursos naturais e degradação ambiental. O documento também fez referência à opinião consultiva da Corte Internacional de Justiça (CIJ) de julho de 2024, que classificou as políticas de Israel como violação do direito à autodeterminação do povo palestino e pediu aos governos que não apoiem a presença ilegal do regime nos territórios ocupados.

O diplomata iraniano ressaltou o compromisso dos governos em prevenir e punir o genocídio, bem como a necessidade de se abster de qualquer tipo de assistência, conforme uma norma imperativa do direito internacional. Bahreini condenou a cumplicidade de alguns governos ocidentais nesses crimes e exigiu sanções imediatas e abrangentes contra o regime sionista, afirmando: “Nunca nos renderemos e continuaremos clamando por justiça contra este genocídio”.

Países islâmicos e latino-americanos também se alinharam nessa reunião, condenando o regime israelense e destacando a urgência de uma ação imediata da comunidade internacional.

Dados Relevantes:

Palestinos mortos pela agressão israelense em Gaza: 66.055

•Palestinos feridos pela agressão israelense em Gaza: 168.346


Com informações de HispanTV


A curadoria de notícias do Guia Global resume e indica notícias do canal Hispantv, por ele atuar como uma voz alternativa no cenário midiático internacional, dedicando-se a divulgar a perspectiva iraniana e de nações do eixo de resistência para o público hispanofalante. Seu conteúdo destaca as conquistas científicas e culturais do Irã, promove o diálogo entre civilizações e oferece uma cobertura crítica em relação às políticas hegemônicas do Ocidente. O canal posiciona-se como um defensor da multipolaridade e do direito dos povos à autodeterminação, buscando combater o que identifica como narrativas tendenciosas da grande mídia ocidental.