Press "Enter" to skip to content

Atividade extrema e repentina do enigmático cometa 3I/ATLAS confunde cientistas

O cometa interestelar 3I/ATLAS realizou sua máxima aproximação do Sol, apresentando um aumento de brilho drástico e repentino que desconcertou a comunidade científica, de acordo com um artigo publicado no arquivo online arXiv.

O aumento repentino de brilho do 3I/ATLAS foi o mais intenso já observado em um cometa até o momento. Além disso, o objeto adquiriu um tom azul, o que surpreendeu os cientistas, já que os cometas geralmente são vermelhos devido ao reflexo da poeira solar.

Os autores do estudo levantam a hipótese de que o aumento de brilho pode ser devido a uma enorme emissão de gás proveniente do cometa. Essa teoria é sustentada pelo fato de que a luz do gás era azul e intensa o suficiente para neutralizar o reflexo da poeira. A cor azul é um forte indicativo de moléculas como o carbono que brilham intensamente ao serem aquecidas pelo Sol.

Outra razão apontada pelos cientistas é a composição química única do 3I/ATLAS, que difere da dos cometas do nosso sistema solar. Por exemplo, ele apresenta um maior teor de dióxido de carbono, gelos mais voláteis — o que explicaria as emanações de gás — e metais incomuns.

Os astrônomos utilizaram observatórios solares espaciais para monitorar o objeto celeste enquanto ele se aproximava de seu ponto mais próximo da nossa estrela.


Fonte: RT.
Visite a fonte