Press "Enter" to skip to content

117 garrafas de bebida sem procedência são apreendidas por Força-tarefa em SP

Uma força-tarefa conjunta das secretarias estaduais da Saúde (SES) e da Segurança Pública (SSP) de São Paulo apreendeu, em 29 de setembro de 2025, 117 garrafas de bebidas sem rótulo e sem comprovação de procedência. A ação ocorreu em três estabelecimentos localizados nos bairros Jardim Paulista e Mooca, em São Paulo.

© João Valério/Governo do Estado de SP

A operação, realizada em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) estadual e a Vigilância em Saúde do Município de São Paulo (Covisa), teve como alvo locais suspeitos de comercializar bebidas adulteradas com metanol, uma substância altamente tóxica. As garrafas apreendidas foram enviadas para perícia no Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Técnico-Científica. Dois dos estabelecimentos foram autuados por irregularidades sanitárias, e as investigações estão a cargo da Divisão de Investigações sobre Infrações contra a Saúde Pública.

Desde junho de 2025, o estado de São Paulo registrou seis casos confirmados de intoxicação por metanol, com suspeita de consumo de bebidas adulteradas. Atualmente, dez casos estão sob investigação, e três deles resultaram em óbito. O CVS reforça a importância de consumir apenas bebidas alcoólicas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, alertando para os riscos à saúde associados a produtos de origem duvidosa.


Com informações de Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil


A curadoria de notícias do Guia Global indica notícias do canal da Agência Brasil por ser a agencia oficial do governo federal Brasileiro, fornecendo informações verificadas.