Press "Enter" to skip to content

Rússia Registra a primeira vacina do mundial contra covid-19 para animais

Os ensaios clínicos começaram em outubro do ano passado e envolveram cães, gatos, raposas polares, visons, entre outros.

Imagen ilustrativa – Maxim Blinov / Sputnik

O Sub-Siretor Adjunto do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) Konstantin Savenkov disse aos repórteres na quarta-feira que a primeira vacina do mundo contra a covid-19 para animais foi registrada. A vacina foi denominada Carnivac-Cov e foi desenvolvida pelo Centro Federal para a Proteção da Saúde Animal.

Os experimentos clínicos começaram em outubro do ano passado e envolveram cães, gatos, raposas, raposas polares, martas e outros animais. “Os resultados da investigação permitem-nos concluir que a vacina é inofensiva e tem uma atividade imunológica elevada, porque todos os animais vacinados que participaram nos ensaios desenvolveram anticorpos contra o coronavírus em 100% dos casos”, disse Savenkov, referindo-se à capacidade da vacina de induzir uma resposta imunológica.

Os cientistas da Rosselkhoznadzor estão atualmente a estudar quanto tempo o novo medicamento irá proteger o corpo, mas Sávenkov estima que irá durar pelo menos seis meses, embora ainda não haja dados que sustentem estes pressupostos.

Salientando que não existem provas científicas da possibilidade de transmissão do covid-19 de animais de estimação para humanos, o funcionário russo recordou que os animais podem contrair a doença, e podem ser infectados não só com SARS-CoV-2 que causou a atual pandemia, mas também com outros tipos de coronavírus.

A produção em massa de Carnivac-Cov poderia começar já em Abril, disse Sávenkov, que salientou o interesse na vacina russa entre empresas dos Estados Unidos, Canadá, Áustria, Singapura, Grécia e Polônia devido aos casos de contágio entre animais identificados em diferentes países em todo o mundo.

Tradução e adaptação de conteúdo por Guia Global.
Conteúdo originalmente publicado em RT