Desde o início de 2020, RT lançou múltiplos projetos sobre o Dia da Vitória, incluindo um filme que recria as circunstâncias que rodearam a captura da icônica fotografia de maio de 1945 ‘Levantando uma bandeira sobre o Reichstag’.

Em 9 de maio, RT apresentará a versão completa do documentário ‘#Abecedariodelavictoria: de Brest ao Reichstag’, cujo protagonista repete o percurso do Exército soviético em 1945. A série foi criada no âmbito do projeto especial de RT #Páginasdelavictoria que narra a Grande Guerra Pátria em cinco plataformas sociais: Twitter, Instagram, Facebook, VK e Youtube.
Os telespectadores também poderão ver reportagens da Praça Vermelha em Moscou, bem como coberturas, programas e documentários sobre a guerra.
O RT em Espanhol contará as histórias de protagonistas na guerra procedentes da América Latina e Espanha e emitirá um episódio do programa ‘A lista de Erick’ dedicado a Volgogrado, uma cidade heróica da Rússia. RT em Árabe apresentará uma série de vídeos sobre grandes batalhas e destacados líderes militares. A RT France dará entrevistas a veteranos e historiadores franceses.
RT Deutsch apresentará um projeto especial: sob as atuais circunstâncias do coronavírus, a cadeia organizou um encontro em linha entre um membro do Parlamento alemão e um veterano russo de guerra que chegou a Berlim, mas não pôde deixar sua inscrição nas paredes do Reichstag. O político propôs ao veterano inscrever a frase que desejar na parede do seu escritório no edifício do Parlamento Alemão.
Além disso, RT recriou o momento da histórica fotografia da bandeira da Vitória sobre o Reichstag. Todas as fotografias disponíveis tiradas pelo correspondente de guerra soviético Yevgueni Jaldéi no telhado do Parlamento, bem como outras 40 fotografias daquele edifício e de outros vizinhos, foram utilizadas para o efeito.
Anteriormente, a RT publicou o projeto #Correosdelavictoria, no qual contava as histórias de veteranos da Segunda Guerra Mundial e convidava a que lhes fossem enviadas cartas. No âmbito deste projeto, foram recebidas centenas de mensagens da Rússia, da Bielorrússia, da Alemanha, dos EUA, da China e de outros países.
No Twitter a equipe da rede RT está reconstruindo os acontecimentos do ano 1945: dezenas de personagens históricos publicam ‘em tempo real’ mensagens sobre os últimos meses da guerra.
No Instagram RT está criando ‘A Carta Infinita’: jovens artistas da Escola de Design da Academia Presidencial de Economia Nacional e Administração Pública projetaram centenas de ilustrações para as cartas enviadas do Front.
Fonte: RT