Segunda-Feira, 27 de Outubro de 2014

Página Inicial>Mundo

Russia expulsa um submarino espião japonês

É o segundo incidente envolvendo submarinos estrangeiros nas fronteiras russas só neste mês de agosto.

Publicada: 21/08/2014 - 16h57m|Fonte: RT|Versão para impressão|

  • Forças anti-submarinos da frota Russa do leste do Oceano Pacífico expulsaram um submarino japonês
  • Forças anti-submarinos da frota Russa do leste do Oceano Pacífico expulsaram um submarino japonês
"As forças Anti-submarino da Frota russa do Pacífico, interromperam as atividades de inteligência de um submarino japonês nas águas que banham a Rússia", informa o jornal Kommersant.

O submarino, supostamente um diesel-elétrico japonês classe Oyashio, foi detectado na noite de quarta-feira ao norte do estreito de La Pérouse, informou Kommersant referindo-se a fontes próprias do Estado-Maior General das Forças Armadas russas.
  
Uma vez descoberto o submarino chegaram ao local unidades de aviação marítimas e vários navios, para monitorar seus movimentos. O submarino japonês imediatamente deixou a área de fronteira seguindo para as profundezas das águas neutras.
  
É o segundo incidente envolvendo submarinos estrangeiros nas fronteiras russas só neste mês de agosto. No último dia 7 forças anti-submarino da Frota do Norte da Rússia detectaram um submarino americano da classe Virginia na zona fronteiriça do Mar de Barents.

Os militares russos estiveram em contato com o submarino por cerca de meia hora e, em seguida, a embarcação dirigiu-se às águas neutras. Outros detalhes do incidente não foram divulgados.
  
O Japão, recentemente ampliou sua sua presença na parte norte do Mar do Japão incluindo o estreito de La Pérouse.

De acordo com o Kommersant, esta mudança de atitude é reflexo direto da reformulação da Constituição japonesa, que restabeleceu o direito de enviar as forças armadas do país fora de suas fronteiras.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook