Quinta-Feira, 31 de Julho de 2014

Página Inicial>Mundo

Avião errado? Alvo de ataque seria aeronave do presidente Putin

Avião presidencial de Vladimir Putin, que retornava de cúpula do BRICS no Brasil, fazia praticamente a mesma rota da aeronave que caiu e matou 295 pessoas.

Publicada: 18/07/2014 - 12h08m|Fonte: Pragmatismo Político|Versão para impressão|

  • Kremlin: Ucrânia pode ter tentado assassinar Vladimir Putin
  • Kremlin: Ucrânia pode ter tentado assassinar Vladimir Putin
    Foto: Pragmatismo Político
Avião presidencial de Vladimir Putin, que retornava de cúpula do BRICS no Brasil, fazia praticamente a mesma rota da aeronave que caiu e matou 295 pessoas. A Ucrânia tentou matar o presidente russo?

O site Russia Today, principal fontes de notícias sobre a Rússia sem viés pró-Ocidente, acaba de publicar uma notícia bombástica: a de que o governo ucraniano pode ter tentado assassinar o presidente russo Vladimir Putin, que regressava da cúpula dos BRICs e fazia praticamente a mesma rota do voo MH17, da Malaysia Airlines, que foi abatido por um míssil no espaço aéreo ucraniano, numa tragédia que matou 295 pessoas. Caso a suspeita se confirme, o mundo estará à beira de um grande conflito envolvendo a segunda maior potência nuclear do planeta.

A reportagem traz a declaração de uma fonte da Aviação da Rússia que pediu para não ser identificada. “Posso dizer que o avião presidencial e o Boeing de Malaysia Airlines cruzaram o mesmo ponto e o mesmo corredor. Isto ocorreu perto de Varsóvia a uma altitude de 10.100 metros. O avião presidencial estava no local às 16h21 (hora local) e o avião da Malaysia Airlines às 15h44 (hora local)”, declarou. A fonte acrescentou que “as aeronaves se parecem, as dimensões também são muito similares e a cor do avião, a uma distância suficientemente grande, também é quase idêntica”.

Avião de Vladimir Putin pode ter sido alvo de míssil ucraniano

Antes de cair e matar 295 pessoas, o voo MH17 da Malaysia Airlines estava fazendo praticamente a mesma rota do avião presidencial de Vladimir Putin.

“Posso afirmar que o avião do presidente russo e o boeing da Malaysia Airlines seguiam a mesma rota e com uma altitude também equivalente: 10.100 metros. O avião de Vladimir Putin passou pelo mesmo local as 16:21, horário de Moscou, enquanto a aeronave da Malaysia Airlines caiu minutos antes, as 15:44”, revelou uma fonte do sistema de aviação russo.

“As aeronaves se parecem muito. Dimensões, cores e modelo são praticamente idênticos a determinada distância”, completou.

O desastre

Cidadãos dos Estados Unidos, da Holanda, da Alemanha e da França estão entre as vítimas da queda do voo MH 17, da Malaysia Airlines, que caiu na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia nesta quinta-feira (17). Segundo o governo da Ucrânia, todos a bordo morreram.

Repórteres que estão no local da tragédia disseram ter encontrado passaportes de todas essas nacionalidades. A aeronave ia de Amsterdã (Holanda) para Kuala Lumpur (Malásia) com 295 pessoas. O avião levava 280 passageiros, desses 80 eram crianças, além de 15 tripulantes. A lista dos passageiros ainda não foi divulgada.

A agência de notícias “Reuters” informou que 23 norte-americanos estava entre os passageiros. O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Jen Psaki, porém, afirmou que “não se pode confirmar ainda se havia cidadãos americanos a bordo”. Ele afirmou que o governo está trabalhando com o as autoridades ucranianas para conseguir mais informações.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook