Press "Enter" to skip to content

Revelam o segredo da resistência das criaturas mais indestrutíveis da Terra

Os tardígrados têm uma proteína que protege o DNA quando ele é submetido a condições extremas.

Representação artística dos recém-formados rodeados de algas marinhas. NANOCLUSTERING / Gettyimages.ru
Representação artística dos recém-formados rodeados de algas marinhas. NANOCLUSTERING / Gettyimages.ru

Uma equipe de cientistas do Centro de Biotecnologia e Genômica Vegetal de Madri realizou uma simulação que parece explicar o mistério por trás da indestrutibilidade dos tardígrados, também conhecidos como ursos d’água ou Musgo leitão. Os resultados da pesquisa foram publicados no último dia 7 de agosto na revista Nature.

Estes animais microscópicos de oito patas, conhecidos por sua grande resistência, são capazes de superar estados de criptobiose – a suspensão dos processos metabólicos – e tolerar períodos de desidratação de até dez anos, bem como resistir a temperaturas extremas e sobreviver no vácuo ou sob pressão anormal.

Em outros tipos de organismos, o estresse causado por essas condições destrói o DNA em suas células. Entretanto, os ursos d’água possuem uma proteína (Dsup) que é capaz de proteger o DNA, suprimindo este dano.

Os pesquisadores conduziram uma simulação da interação entre os dois elementos. Para isso, eles modelaram um sistema de duas moléculas (Dsup e DNA) com mais de 750.000 átomos em um supercomputador, um processo que levou “dias e dias”. Esta modelagem revelou que esta proteína é “inerentemente desordenada” e muito flexível, o que parece explicar sua capacidade de ajustar sua estrutura para corresponder precisamente à forma do DNA.

“Nosso estudo revela que os efeitos elétricos subjacentes às atrações de cargas positivas-negativas determinam a dinâmica das mudanças estruturais da Dsup em sua interação com o DNA”, explicou a co-autora Marina Mínguez-Toral, citado pela NewScientist. “Acreditamos que esta blindagem elétrica é fundamental para proteger o DNA da radiação”, concluiu.

Tradução e adaptação de conteúdo por Guia Global.
Conteúdo originalmente publicado em RT