Press "Enter" to skip to content

Diretor Geral da OMS: “Máscaras por si só não protegerão da covid-19”.

Ele observou que o distanciamento social, a lavagem das mãos e a observação médica são pilares necessários para conter a doença.

Pessoas usando máscaras em Manila, Filipinas, 5 de junho de 2020.Aaron Favila / AP
Pessoas usando máscaras em Manila, Filipinas, 5 de junho de 2020.Aaron Favila / AP

O Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, criticou na sexta-feira a convicção de que a propagação da covid-19 só pode ser detida com o uso de máscaras.

“As máscaras sozinhas não as protegerão da covid-19”, disse Ghebreyesus, observando que “elas não substituem o distanciamento físico, a lavagem das mãos e outras medidas de saúde pública”.

“As máscaras são úteis apenas como parte de uma abordagem abrangente da luta contra a covid-19. Em todos os países, a resposta deve ser encontrada, isolar, testar, e tratar cada caso, rastrear e colocar em quarentena cada contato”, acrescentou ele.

Ao mesmo tempo, disse Ghebreyesus, as máscaras devem ser usadas “onde há transmissão generalizada e manter a distância física é mais difícil”.

A OMS atualizou suas diretrizes sobre composição de máscaras com base em pesquisas acadêmicas, informou o diretor da agência. “A máscara de tecido deve consistir de pelo menos três camadas de materiais diferentes”, relatou Ghebreyesus.

Tradução e adaptação de conteúdo originalmente publicado em RT