Press "Enter" to skip to content

VÍDEO: O desfile aéreo do Dia da Vitória em Moscou

Devido à pandemia do coronavírus, a comemoração deste ano não inclui o habitual desfile de armas e tropas terrestres.

Desfile em comemoração ao DIa da Vitória contra o Nazismo. Moscou – Russia 2020

Neste 9 de maio, a Rússia comemora o 75º aniversário de sua vitória sobre a Alemanha nazista na Grande Guerra Patriótica, uma guerra que custou a vida de 26,6 milhões de cidadãos soviéticos.

Devido à pandemia do coronavírus, o presidente Vladimir Putin havia decidido adiar o desfile militar anual por ocasião do Dia da Vitória, mas depois o governo russo decidiu limitar as comemorações aos desfiles aéreos, que ocorrerão em 32 cidades do país e serão acompanhados de fogos de artifício.

75 aeronaves participaram do desfile na capital. Um grupo de helicópteros abriu o desfile aéreo, incluindo o mais pesado dos helicópteros militares Mi-26, seguido por quatro Mi-8AMTS multiuso, Mi-35M – helicópteros de ataque, vários Ka-52s e cinco Mi-28Ns.

Bombardeiros Tu-95MS de longo alcance, bombardeiros Tu-160, bombardeiros estratégicos Tu-22MS, um petroleiro Il-78, aeronaves de transporte militar Il-76MD, bem como bombardeiros Su-30SM, SU-35S, MiG-29SMT, MiG-31K, Su-24M e Su-34, e caças Su-57 de quinta geração também participaram do desfile.

Como de costume, o desfile contou com a presença dos grupos de pilotos acrobáticos Russkie Vítiazi (“Cavaleiros Russos”) e Strizhí (“Andorinhas”). Seis aviões de ataque Su-25 fecharam o desfile aéreo deixando as cores da bandeira nacional russa no céu de Moscou.